V Congresso ALFA

12 a 14 de setembro de 2017

Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Brasil

O V Congresso ALFA se propõe a (1) aprofundar o vínculo entre os membros da Associação mediante a discussão de seus trabalhos específicos; (2) dar continuidade à série de reuniões prévias organizadas em países latino-americanos; (3) estimular a coordenação de atividades desenvolvidas isoladamente por distintos membros da ALFA; (4) atualizar a discussão sobre as principais temáticas da pesquisa da área; (5) consolidar a Associação em nível continental principalmente em relação aos países menos representados, através da vinculação de novos membros; (6) incorporar doutorandos que permitam expandir a base da ALFA.

Para alcançar esses objetivos o V Congresso ALFA tem como eixo de organização o diálogo. De modo singular no cenário dos colóquios acadêmicos internacionais, o evento pretende enfatizar as discussões mais do que as conferências e exposições. Nesse sentido, todo o evento se organiza pelo padrão de uma exposição de 20 minutos por participante seguida de 20 minutos de discussão. Essa paridade visa fomentar uma real convergência entre as pesquisas desenvolvidas na América Latina com vistas a formar grupos internacionais de pesquisa que conquistem um padrão de cooperação nos moldes do que se costuma chamar parcerias SUL-SUL.

O V Congresso ALFA contará com a apresentação de trabalhos em duas modalidades:

  • Comunicações: Trabalhos dos membros da ALFA inscritos individualmente e selecionados pela Comissão Científica do evento.

  • Mesas temáticas: grupo de três membros da ALFA, preferencialmente de países diferentes, apresentando trabalho sobre o mesmo tema e selecionados pela Comissão Científica do evento.

O V Congresso ALFA é uma realização da Associação Latino-Americana de Filosofia Antiga (ALFA), do Programa de Estudos em Filosofia Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PRAGMA UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM UFRJ), contando com o apoio do Núcleo de Filosofia Antiga da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (NUFA/PUC-Rio), do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Tradição da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Zétesis – UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia (PPGF-UFBA).

© 2016, ALFA